Ao todo, cinco pessoas foram conduzidas pela Polícia Federal para serem ouvidas na delegacia, durante a ‘Operação Reprovados’, nesta quarta-feira (4). Os acusados de fraudar concursos públicos, todos de Brumado, agiam de maneira simples, mas foram descobertos também pela forma simples que realizaram o crime.
“Nós constatamos que essas cinco pessoas que foram conduzidas hoje para a delegacia tiveram a mesma nota, o mesmo número de acerto e o mesmo número de erro, nos dois certames públicos diferentes – o que é praticamente impossível de acontecer.
E que eles agiam trocando o pré-nome pela sílaba ‘NI’, para que todos ficassem na mesma sala. Então, um fazia a prova e repassava o gabarito para os demais”, explica o delegado-chefe da PF em Vitória da Conquista, Dr. Marcelo Siqueira.
As fraudes ocorreram em certames da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde os acusados foram reprovados, e Instituto Federal da Bahia (IFBA), onde foram aprovados. “Representamos à Justiça Federal para obstar que algum desses [acusados] tome posse em algum cargo público ou se estiver em cargo público que seja afastado”, concluiu o delegado.
*Blog da Resenha Geral
Engenheiro de Controle e Automação, Empreendedor, Jornalista nas horas vagas e apaixonado por sua terra natal: Condeúba.
Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.