O Ministério Público Federal (MPF) divulgou nesta quarta-feira (9), o ranking nacional dos Portais de Transparência de todos os estados, o Distrito Federal, e os municípios brasileiros em relação a aos gastos públicos.
Na bahia, o grupo das cidades com transparência zero, os prefeitos de Monte Santo, Jorge de Andrade (PP), e de Ipiaú, Deraldino Araújo (PMDB), contatados pelo site Bahia Notícias, não quiseram comentar o mau desempenho de suas gestões neste quesito. Já o prefeito de Remanso, Celso Silva e Souza (PT), mesmo com seu nome figurando junto aos lanterninhas do ranking do MPF, garantiu ao Bahia Notícias que, por lá, “funciona tudo direitinho”. “Eu não analiso que a cidade não tenha transparência. Eu não sei baseado em que eles justificaram. O Portal da Transparência tá funcionando direitinho, tá tudo funcionando direitinho”, afirmou.
Além de Condeúba (5,5), os municípios de Belo Campo (5,0) e Pres. Jânio Quadros (5,8) conseguiram uma média maior do que as demais cidades da região, enquanto Mortugaba (1,5) teve a pior nota. Apesar dessa classificação, todas as notas obtidas pelos municípios são distantes da nota máxima. Para conferir outros municípios, CLIQUE AQUI.
Desde 2009, uma Lei federal obriga prefeituras e governos as publicar na internet todas as despesas e receitas. Três anos depois, surgiu ainda a Lei de Acesso à Informação, com o objetivo de fiscalizar a aplicação do dinheiro público.
Engenheiro de Controle e Automação, Empreendedor, Jornalista nas horas vagas e apaixonado por sua terra natal: Condeúba.
Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.