Para quem já está habituado, soa com naturalidade ouvir nomes como Condeúba, Tremedal e Piripá, mas a sensação não é a mesma para quem nunca ouviu a pronuncia dessas palavras. Apesar de ser comum aos moradores da região, poucos sabem a origem das palavras que batizam suas cidades. Pensando nisso, o Folha Regional de Condeúba decidiu trazer um pouco de história aos leitores.
A grande maioria delas derivam de nomes indígenas, principalmente por ter sido uma região povoada por índios, antes da chegada do homem branco.
Condeúba
Na opinião do engenheiro Teodoro Sampaio, a palavra significa "Árvore de Caracol ou frutos retorcidos", ou pau "Pau de candeia". Segundo o professor Frederico Edelweiss, a palavra constitui um hibridismo, derivado do candeia (vocábulo português) e yba>uba = pau (vocábulo tupi) logo, pau de candeia. Antes desse nome, antes mesmo de se tornar comarca, fora chamado de Vila de Santo Antônio da Barra.
Cordeiros
Denominado inicialmente como Mandacaru e também Candeal, o nome que batiza Cordeiros veio de uma família influente e conhecida pelos feitos econômicos e políticos na região. Uma dessas figuras ilustres é Manoel Cordeiro da Silva, fundador do povoado, casado com Dona Carlota Alves Cordeiro.
Piripá
A origem deste nome pode ter originado do vocábulo Tupi, que significa para alguns Lagoa da Tabua e para outros Lagoa do Junco. Pela opinião de Teodoro Sampaio, piri = tabua + ypá = lagoa, pela contração temos Piripá.
Tremedal
De acordo com o dicionário Dicio, a palavra Tremedal significa pântano, terreno alagadiço, brejo, lameiro.
Presidente Jânio Quadros
Conhecida inicialmente por São João do Alípio e depois Joanina, quando desmembrou de Condeúba, a cidade recebeu o nome em homenagem ao então presidente da república do Brasil, Sr. Jânio da Silva Quadros, homenagem dos políticos de Condeúba.
Maetinga
Chamava-se Lagoa de Monte Alegre, também com o nome de origem tupo: mae = monte, tinga = alegrida, segundo o Nestor Carvalho. Então ficou monte da alegria > Monte Alegre > Maetinga.
Guajeru
Fora conhecido inicialmente ora por Santa Rosa do Penasco ora por Santa Rosa de Viterbo. Essa variação de seu pelo fato do Frei Justino de Monsavito, monge capuchinho, ter abençoado uma capela com a invocação de Santa Rosa do Viterbo. Segundo o estudioso Antonio Houaiss, a palavra Guajeru provém do vocábulo ïwayu'ru', denominação dada pelos indígenas às plantas de até 10 metros (mato baixo).
O termo Guajeru também é comumente utilizado para designar plantas da família das rosáceas (Chrysobalanus icaco). Pequenas árvores de regiões tropicais da América e da África com flores em racemos e pequenos frutos comestíveis.
Mortugaba
Não há muita informação sobre o nome Mortugaba. Sabe-se que é de origem indígena Tupi, o vocábulo significa habitação do povo.
As informações desse artigo foram extraídas do livro "Condeúba,
sua história, seu povo", do autor Agnério Evangelista de Souza,
cuja leitura recomendamos e também do site Wikipedia
Engenheiro de Controle e Automação, Empreendedor, Jornalista nas horas vagas e apaixonado por sua terra natal: Condeúba.
Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.
gostei muito de saber ..Mas e Belo campo,tem historia ?