Nessa segunda-feira (27), 19 trabalhadores rurais que eram mantidos em condição semelhante à de escravos foram resgatados da fazenda Vitória, no município de Ribeirão do Largo, a 80 Km de Vitória da Conquista. Os trabalhadores foram resgatados durante uma força-tarefa responsável realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), pelo Ministério do Trabalho do Brasil (MTB) e pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado (SJCDH), com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com as informações divulgadas, as 19 pessoas foram encontradas em uma situação degradante. Os 12 homens trabalhavam na roçagem de terreno e no manejo de gado.
Os trabalhadores foram retirados imediatamente da propriedade e levados até a cidade de Itambé, onde foram entrevistados individualmente pelo MPT. Eles relataram as condições de alojamento, alimentação e remuneração a que eram submetidos e informaram datas de início de trabalho na fazenda. Alguns estavam sem documentos e precisaram pedir a parentes para levar. Ainda conforme os órgãos envolvidos na operação, houve casos de dois trabalhadores que não tinham qualquer documento e precisaram do apoio da força-tarefa para tirá-los.
De acordo com Ministério Público do Trabalho, todos os resgatados terão o direito de receber seguro-desemprego, que poderá ser solicitado imediatamente com as guias entregues a cada um que estava com a documentação em mãos.
Os demais terão que aguardar os documentos para poder receber a guia. O MPT já entrou em contato com o proprietário da fazenda para que ele compareça a uma audiência em que receberá os autos de infração expedidos pela fiscalização do trabalho e para que possa fechar um acordo prévio para o pagamento das rescisões de contrato de trabalho dos resgatados.
Engenheiro de Controle e Automação, Empreendedor, Jornalista nas horas vagas e apaixonado por sua terra natal: Condeúba.
Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.