Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Terça, 30 Abril 2024
Parse error in downloaded data


Piloto condeubense comenta acidente aéreo com Campos

Publicado por     |   16 Ago 2014
  |  

Na última terça-feira, 13, a aeronave em que estava o ex-governador de Pernambuco, modelo Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá (SP). Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave.

Após repercutir por horas ininterruptas nos mais diversos meios de comunicação do país, o Brasil, solidário como é, se sentiu consternado com a tamanha fatalidade. Há diversas controvérsias para o fato que, nem os especialistas de maior gabarito em aviação podem afirmar com precisão o que poderia ter causado o acidente sem uma análise mais detalhada das circunstâncias. Somente após a conclusão das investigações para se saber de fato o que levou ao acidente. Há inúmeras hipóteses que vão de falha humana a atentado.

O Jornal Folha de Condeúba convidou o jovem condeubsense Tony Indalécio, piloto executivo, para emitir o seu comentário sobre o acidente. Questionado sobre uma das hipóteses que mais se difundiu, que seria a possibilidade da aeronave ter descido à pista já quase na metade e não ter espaço suficiente para frear, levando o piloto a arremeter, ele relata: 

"É uma hipótese, eu não concordo. É difícil dar qualquer opinião pois nem a TV que se aprofundou no caso está com uma versão clara para a história, há diversas interpretações. O que se pode observar é que os pilotos fizeram todos os procedimentos; até o final do pouso aparentava está tudo normal com o avião. Eu penso que ao arremeter a aeronave, houve um choque com alguma coisa. Essa coisa pode até ser um pássaro. No momento tinha uma visibilidade baixa, é litoral e comum ter pássaros todavia, estava garoando e também não deveria ter tanto pássaro, então as próprias circunstâncias já estão se contradizendo." Coloca o Piloto.

Indagado sobre as questões técnicas e condições da aeronave, o piloto afirma ser pouco provável. "É um avião super moderno então, da máquina você já descarta no primeiro momento. Pela configuração, pode ter sido uma falha humana, sem querer subjugar os pilotos mas, também, eles perceberam que teria um mau súbito e já livrou o avião de cair onde poderia causar mais estrago. Talvez eles tinham uma esperança de vida, então acredito que ele tentou sobreviver e também livrar o máximo possíveis as pessoas em terra. Você ver que ele caiu em um condomínio, ele não matou ninguém. Eu acredito que ele não caiu naquele lugar ali por acaso, ele fez o máximo que pode. Ai entra a questão também da desorientação espacial, que ele pode ter feito a arremetida e se perdido no procedimento faltando-lhe navegação visual. São várias hipóteses, eu acredito em umas duas. O aeroporto não estava operando totalmente em instrumento, então ele pode ter executado um procedimento de não precisão e ter cometido esse erro de cálculo. Agora é aguardar a conclusão das investigações" Concluí Tony.

Diversas pessoas que eram à favor do candidato postaram nas redes sociais a possibilidade de um atentado levando em consideração alguns fatos estranhos que aconteceram. O primeiro deles é não existir gravação na caixa preta no momento do acidente e posteriormente anunciarem que a caixa preta encontrada não era da aeronave. Em segundo lugar, questiona-se a lei, que foi criada a pouco mais de 10 dias, que tornam sigilosas as investigações de acidentes aéreos e em terceiro o aviso feito pela aeronáutica de um possível DRONE (Avião não tripulado) nas imediações do aeroporto. Por se tratar de um acidente com um político em véspera de eleições, há que se investigar e com profundidade para se ter certeza da real versão dos fatos.

 

Micael B Silveira

Engenheiro de Controle e Automação, Empreendedor, Jornalista nas horas vagas e apaixonado por sua terra natal: Condeúba.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.