Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sábado, 04 Maio 2024
Parse error in downloaded data


Páscoa: Quando o dia da paz renascer, Por Padre Osvaldino

  |   04 Abr 2015
  |  
Páscoa: Quando o dia da paz renascer, Por Padre Osvaldino
Foto: Reprodução
Padre Osvaldino

I. INTRODUÇÃO: O anúncio pascal, hoje ressoa vibrante: O Senhor ressuscitou, venceu a morte e vive para sempre! Nasce imortal, a humanidade nova! Dá-se a nova criação e o novo êxodo! Celebramos a energia amorosa de Deus que, pelo Espírito, faz novas todas as coisas. Com as santas mulheres, vamos ao túmulo vazio e nos tornemos testemunhas da ressurreição. A noite pascal é o grande “sacramento” da vida cristã. Batismo e Eucaristia, o centro da liturgia de hoje, tornam presentes e atuais os acontecimentos que celebramos, e nos comunicam a vida nova da ressurreição.

II.  APROFUNDAMENTO: Nesta liturgia da vigília pascal, a Palavra nos mostra que Deus nos criou e apesar de a aventura humana ter contaminado o mundo com o pecado e a morte, Deus não desistiu de sua criatura; fez aliança e mesmo quando a rompemos Ele não voltou atrás. E que uma vez escravos, Ele não se esqueceu de nós e nos libertou. O êxodo foi um fato estupendo, fantástico, tão marcante que era celebrado todos os anos pelos judeus como páscoa. Apesar de tudo, o mal continuou fazendo suas vítimas. Deus sabe que o inimigo está instalado dentro do ser humano. E que por isso é o pior inimigo! É preciso extirpar de vez esse mal do coração humano. E para isso Deus fez a última e maior de todas as suas façanhas: veio como ser humano e assumiu a nossa vida na pessoa de Jesus e partilhou conosco o seu plano. "Sendo um deles, vou ensinar-lhes como vencer o mal por dentro e reencontrar o caminho da vida. Assim eles serão felizes para sempre!”.

Mas o pecado é tanto no coração humano, que Jesus acabou sendo morto de uma maneira infame! Os amigos de Jesus pensaram: “está acabado! Estamos perdidos!” Deus, porém não se dá por vencido! A escuridão e o silêncio do sepulcro (lugar do nada e do silêncio nosso que morremos com os que morrem) são atravessados por uma luz e um grito: “Jesus ressuscitou!” A morte foi vencida, o pecado foi apagado, o caminho da vida se abriu de novo para a humanidade. Agora já sabemos: a aventura continua porque Deus transforma o mal em bem; realiza seu plano até mesmo através das contradições humanas! Na ressurreição de seu filho Jesus, simplesmente Deus mostrou que é demais! Refletindo sobre isto, Santo Agostinho, no séc. VI exclamou: “ó culpa feliz de Adão, que nos mereceu a graça de tão grande Salvador!” Sim, nós entristecemos a Deus com o nosso pecado, e Ele nos surpreendeu com a alegria do seu perdão!Esta noite de sábado é para nós cristãos a maior de todas as noites! É o momento de renovar nossa fé na realização desse projeto de amor de Deus. O apóstolo Paulo nos recorda na carta aos Rm, que pelo Batismo nós já fazemos parte da nova criação: nascemos para uma vida nova, pois “morremos ao homem velho”, que vivia afastado de Deus, no pecado, sob o domínio da morte, para renascer para uma vida em Cristo. Vida de comunhão com Deus. Vida em plenitude. A páscoa é a passagem de todo ser humano da morte para a vida.

O evangelho de hoje, ao falar no “amanhecer do primeiro dia da semana” (v.1), faz lembrar o primeiro dia da criação, quando Deus criou a luz (Gn 1,3ss). A vitória de Jesus sobre a morte restabelece o plano original de Deus, antes do pecado humano. É o amor que nos dá a certeza de que fomos criados para viver para sempre, felizes, na paz, na harmonia, na solidariedade.

Micael B Silveira

Engenheiro de Controle e Automação, Empreendedor, Jornalista nas horas vagas e apaixonado por sua terra natal: Condeúba.

1 Comentário

  • Cláudio Braz  Macedo
    Link do comentário Cláudio Braz Macedo Sábado, 04 Abril 2015 17:31

    Excelente mensagem.... do Padre Osvaldino. Deus o abençoe! Feliz Páscoa a Todos.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.