Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Terça, 30 Abril 2024
Parse error in downloaded data


Carnaval em Condeúba: Cultura e tradição - Por Micael Silveira

Publicado por     |   19 Fev 2015
  |  

Nada dos trio elétricos soteropolitanos nem das suntuosas escolas de samba cariocas. Condeúba ainda vive a tradição dos mascarados desfilando pelas ruas da cidade em épocas de carnaval. Este ano de 2015 não foi diferente.

A palavra CARNAVAL tem origem no latim "carna vale" que significa dizer "adeus à carne". Esta festividade chegou ao Brasil vindo da Europa, principalmente da Itália e da França no Século XVII. O período do Carnaval muitas vezes é caracterizado pela inversão das normas aceitas pelo sociedade, sendo que alguns comportamentos são tolerados só durante esta época festiva, que se encerra na quarta-feira de cinzas.

Os mascarados que saem às ruas condeubenses geralmente se reúnem em grupo, organizam suas fantasias e passeiam pela cidade. O desafio é manter-se no anonimato, escondendo-se por trás das máscaras macabras até o fim do dia; Já outros foliões preferem vestir-se de mulher ou personagens de filmes e desenhos, o que geralmente acontece no último dia. Após a circulação, há a concentração nas praças da cidade, lotando barzinhos e lanchonetes.

Além dos mascarados, um bloco também saiu às ruas sob organização de alguns jovens, com carros de sons e foliões vestidos com abadás.

Com o fim da festa profana, muitas pessoas da cidade começam a quarentena. Consiste em abrir mão de algum hábito (como o consumo de bebida alcoólica ou de carne vermelha) pelos 40 dias que vai desde a quarta-feira de cinzas até a Semana Santa.

Mesmo tendo diminuído nos últimos anos, os moradores da cidade ainda podem assistir a essa manifestação popular, um símbolo cultural.

Fotos: Medonho Produções

{gallery}carnaval-2015{/gallery}

Micael B Silveira

Engenheiro de Controle e Automação, Empreendedor, Jornalista nas horas vagas e apaixonado por sua terra natal: Condeúba.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.