Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Quarta, 01 Maio 2024
Parse error in downloaded data


Condeúba: Líder da oposição faz denuncia ao MP e Piso Salarial dos Professores é colocado em votação

Publicado por     |   18 Ago 2015
  |  

Uma cansativa trajetória de luta e reivindicações por um direito, que já é assegurado por leis, porém desprezado pelos gestores, parece que vem chegando ao fim, mesmo que sob pressão. A classe dos professores em Condeúba, uma das mais importantes para a transformação cultural e econômica da sociedade, poderá hastear a bandeira da vitória na próxima quinta-feira (20), após uma votação na Câmara.

Estamos falando sobre o pagamento do Piso Salarial dos Professores do Magistério - verdadeiros heróis. Após uma denuncia protocolada no Ministério Público da Bahia e Ministério Público Federal pelo líder da oposição na casa legislativa municipal, o vereador Silvam Baleeiro (PMDB), o prefeito de Condeúba, José Augusto (Guto - PT), foi pressionado a enviar para votação na câmara de vereadores o projeto de lei Nº 021/2015, que trata sobre a Alteração das Tabelas do anexo único da Lei nº 874/2014 que dispões sobre a Reestruturação do Estatuto e Plano de Carreira do Magistério Público do Município de Condeúba. Com estas alterações, o salário destes profissionais serão igualados ao Piso Nacional.

Abaixo segue um trecho de um dos documentos que o JFC teve acesso, onde o MP-Ba envia à prefeitura municipal um ofício solicitando informações sobre a situação do piso salarial dos professores, após a denuncia do vereador.

Essa luta passou por vários episódios e parecia não ter fim. A exemplo da publicação de um texto de autoria de dois professores, um deles, o atual secretário de educação, com o título "ONDE FOI PARAR O RESPEITO? - Por: Karl Aires e Alan Amorim", que segue abaixo, um trecho: 

Pensemos um pouco. Ser professor é um estado permanente. Uma vez professor, sempre professor, a todo momento, em qualquer lugar. Por isso, não nos podem diminuir em nossa real grandeza. Saiamos das palavras e vamos à luta. Nada virá às nossas mãos de maneira graciosa. É certo que com luta diária, constante mostraremos que há valores mais altos e mais importantes para serem cultivados, entre eles a liberdade de poder viver e trabalhar com dignidade. A hora de lutar é agora. Mexa-se e faça seu futuro acontecer!

Apesar das palavras de estímulo à luta e a reivindicação de cumprimento do direito, bastou a ascensão do professor à frente da Secretaria Municipal de Educação, compondo o primeiro escalão do prefeito, que tudo foi esquecido, os questionamentos, as movimentações, pelo menos é o que se transpareceu por todo esse tempo.

Mesmo com o descaso do colega, outros continuaram a batalhar a favor desta causa. Nas semanas pedagógicas, nos colégios, sempre buscando uma forma de expor à sua insatisfação pela falta de respeito com a classe.

Mas agora a banda tocou diferente, com a atenção do Ministério Público para o problema, a solução parece estar logo ali na frente. Basta agora os professores marcarem presença nesta sessão importante, lotar a câmara de vereadores e observar atentamente se algum vereador poderá se colocar contra essa classe fundamental na nossa sociedade. A chance é agora.

Micael B Silveira

Engenheiro de Controle e Automação, Empreendedor, Jornalista nas horas vagas e apaixonado por sua terra natal: Condeúba.

1 Comentário

  • LUCIANA
    Link do comentário LUCIANA Terça, 18 Agosto 2015 22:15

    Se Deus quiser e isso acontecer, o mérito não será só de OPOSIÇÃO. Vale lembrar que alguns anos atrás, os professores tentaram e não conseguiram, justamente por não terem apoio de COLEGAS que hoje estão aí lutando por esse Piso Salarial. Agora convém, né? Doeu o bolso! Deveriam deixar de hipocrisia!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.