O professor Agnério Evangelista de Souza lançou na noite dessa segunda feira, 21, a segunda edição do seu livro, intitulado "Condeúba, sua história, seu povo". A noite de autógrafos aconteceu no salão paroquial, onde o escritor recebeu amigos e leitores da sua obra.
O livro de 20 capítulos distribuidos em 251 páginas traz abordagens que vão desde à vegetação e relevo até as questões políticas locais, que transcendem para as cidades circunvizinhas à Condeúba, em algumas passagens. Sem dúvdas, uma obra que enriquece a literatura local e se junta a algumas outras, como a "Memória Descritiva do Município de Condeúba" do ilustre Dr. Tranquilino Leovigildo Torres, publicada em 1924.
A iniciativa para desenvolver o projeto, conforme conta o escritor, se deu ainda na década de 80, quando ele trabalhava no IBGE. Na época, os funcionários do Instituto Brasileiro de Geogragia e Estatística foram desafiados a escreverem dissertações sobre a história local das suas regiões, e as melhores seriam premiadas - daí despertou o interesse para a obra.
Em 1998, fora lançada a primeira edição do livro, pela Gráfica e Papelaria Caetité. Desde então, a vontade e o empenho para aperfeiçoar o material, mesmo sem recursos ou financiamento, Agnério não se cansou em melhorar a fundamentação teórica e enriquecer a obra com relatos, imagens e documentos.
Em uma passagem rápida pelas páginas do livro, e como franco apaixonado por minha terra natal, posso dizer que é uma leitura empolgante e enriquecedora, vale a pena apreciar. De posse do meu exemplar, pretendo em breve concluir a leitura.
O Folha Regional de Condeúba parabeniza o escritor pelo esforço e pela herança literária que deixará às futuras gerações, merece todo o nosso respeito e admiração.
Engenheiro de Controle e Automação, Empreendedor, Jornalista nas horas vagas e apaixonado por sua terra natal: Condeúba.
Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.
Parabéns, prof. Agnério. Seu livro é um marco na história de nossa cidade (desde a sua primeira edição) e representará um retrato fiel à posteridade!! Muito sucesso!!