BN
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (24) a 30ª fase da Operação Lava Jato. Ao todo, 28 mandados são cumpridos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Entre eles, dois de prisão preventiva e nove de condução coercitiva. Batizada de Operação Vício, ela apura contratos e repasses de valores indevidos entre funcionários da Petrobras, empresas contratantes, além de políticos e agentes públicos.
Três grupos de empresas são investigadas por usarem operadores e contratos fictícios de prestação de serviço para repassarem valores principalmente à Diretoria de Serviços e Engenharia e Diretoria de Abastecimento da estatal. Os crimes investigados são de corrupção, organização criminosa e lavagem de ativos.
O nome da operação se refere à "sistemática, repetida e aparentemente dependente prática de corrupção por determinados funcionários da estatal e agentes políticos que aparentam não atuar de outra forma senão por meio de atos lesivos ao Estado", diz nota da Polícia Federal.
A 29ª etapa foi cumprida nesta segunda (23), com a prisão preventiva de João Cláudio Genu, ex-tesoureiro do PP e ex-assessor do ex-deputado federal José Janene, morto em 2010 (veja mais). Lucas Amorim Alves e Humberto do Amaral Carrilho foram presos temporariamente.
Engenheiro de Controle e Automação, Empreendedor, Jornalista nas horas vagas e apaixonado por sua terra natal: Condeúba.
Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.