Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (2), o número contrasta com os 2,3 milhões que estiveram em cerimônias com Bento 16 durante todo o ano de 2012. O Vaticano informa que os números têm como base a quantidade de entradas distribuídas para eventos papais como encontros gerais, encontros privados e missas.
Eles também têm como base estimativas sobre a quantidade de pessoas em eventos em que a distribuição de entradas não é necessária, como as aparições semanais na janela sobre a Praça de São Pedro.
O número não inclui, no entanto, as multidões que acompanharam o pontífice nas suas visitas ao Brasil e à Itália. Durante a Jornada Mundial da Juventude, realizada em julho no Rio de Janeiro, mais de 3 milhões acompanharam o pontífice.
O papa Francisco, que no mês passado foi escolhido Personalidade do Ano pela revista Time, atrai pessoas ao Vaticano por conta do seu estilo simples e amigável. Dados divulgados no mês passado, que se limitavam ao número de pessoas presentes às audiências gerais semanais, mostravam que o papa atual havia atraído em nove meses e meio quatro vezes o número de pessoas que Bento 16 teve em todo o ano de 2012. Primeiro papa a renunciar ao cargo em 600 anos, o antecessor era mais reservado e menos espontâneo.
Fonte: Bahia Notícias