Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sábado, 20 Abril 2024
Parse error in downloaded data


Mercosul apresenta nova placa unificada para veículos

Publicado por     |   08 Out 2014
  |  
Mercosul apresenta nova placa unificada para veículos
Foto: Reprodução/Autoblog Argentina
Extra

O novo modelo de placa automotiva que será unificada em todo o Mercosul foi apresentada nesta quarta-feira (8) em Buenos Aires, na Argentina. Com sete caracteres (quatro letras e três números), o objeto trará a identificação do país de origem e o emblema do grupo econômico. A previsão é de que a tarjeta comece a ser emitida para caminhões e ônibus de Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Venezuela a partir de 2016 e que os outros automóveis migrem para o novo formato em 2018.

A nova organização permite 450 milhões de combinações – o que garante uma margem confortável para a frota de 110 milhões de veículos e para uma população que soma 280 milhões nos cinco países. A disposição das letras, separadas por números, visa a diminuição de cancelamento de sequências que formam palavras desagradáveis. Além disso, os países afirmam que a unificação da placa garantirá uma segurança jurídica dos deslocamentos entre os países, facilitará os controles das autoridades de trânsitos locais e evitará fraudes – já que contará com um sistema compartilhado entre todos os países do bloco. 

Micael B Silveira

Engenheiro de Controle e Automação, Empreendedor, Jornalista nas horas vagas e apaixonado por sua terra natal: Condeúba.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.