Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sexta, 19 Abril 2024
Parse error in downloaded data


'Bornholm': Governo emite alerta epidemiológico sobre doença misteriosa

Publicado por     |   16 Dez 2016
  |  

Bahia Notícias

O Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), emitiu um alerta epidemiológico sobre a doença misteriosa que deixa urina de pacientes preta e provoca dor muscular intensa.

O alerta, emitido para as unidades de saúde, orientando os profissionais a como tratar da doença, que é tratada como uma "possível variante de mialgia epidêmica", a Doença de Bornholm. No alerta, a Sesab notificou nove casos suspeitos em pessoas de três famílias diferentes.

Os pacientes apresentavam "fortes dores em região cervical, região do trapézio, seguido por dores musculares intensas nos braços, dorsos, coxas e panturrilhas". Na recomendação, a Sesab apresenta o que é a doença, suas características, inclusive com a forma de transmissão, que é por meio fecal-oral, ou por "pessoa-pessoa, através de gotículas ou objetos contaminados".

A recomendação é que as unidades de saúde notifiquem os casos que apresentem os sintomas e que busquem os últimos pacientes que tinham quadro clínico compatível com o descrito. A Dieta de Bornholm não possui tratamento específico. A recomendação é realizar exames, analisar a cor da urina e lesões nos tecidos musculares.

É contraindicado o caso de anti-inflamatórios e ácido acetil salicílico (AAS) no caso de lesões nos tecidos. A prevenção abrange cuidados com higiene dos objetos, lavagens das mãos e com os infectados, que não devem circular em ambientes públicos e fechados.

Micael B Silveira

Engenheiro de Controle e Automação, Empreendedor, Jornalista nas horas vagas e apaixonado por sua terra natal: Condeúba.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.