A previsão é que em agosto a equipe, formada por técnicos estrangeiros, venha até Vitória da Conquista instalar a cúpula e em seguida promova o treinamento dos técnicos locais. A arcada dome screen permitirá a imersão da tecnologia tridimensional sem uso de óculos. Com capacidade para 165 pessoas em sua sala de projeção, o planetário irá possibilitar atividades educativas de forma lúdica e interativa. “Isso vai ser um ganho para o aprendizado das crianças, secundaristas e universitários de Vitória da Conquista e toda a região sudoeste”, realçou o gestor municipal.
Segundo Herzem, houve o atraso por conta das alterações solicitadas pelo Corpo de Bombeiros. “Tivemos que refazer portas, fechaduras e piso além de criar rotas de fuga. Nós retomamos todas as obras paralisadas deixadas na cidade. O planetário é uma iniciativa extraordinária para o aprendizado”, declarou Herzem.
As obras do equipamento tiveram o financiamento do Banco do Brasil.“Entramos no processo concedendo uma carta de crédito internacional para garantir todo o processo de instalação. O equipamento já está disponibilizado, agora é só instalar e aproveitar esse planetário”, disse Eduardo Falcão.
Além da sala de projeção, o planetário contará com área administrativa, almoxarifado, sala de reunião, recepção, sanitários e salões para exposições em geral.
FONTE: Bahia Notícias