O consultor da Via 11 Engenharia, Antônio Carlos Marchezetti, explica o método utilizado na pesquisa: “Esse estudo de transporte, na verdade, foi uma modelagem de transporte com um software canadense, que demonstra exatamente como está o sistema de transporte e nos oportuniza a desenhar melhorias para o sistema.” E completa: “É uma visão moderna, utilizada nas principais cidades do mundo para modernizar as redes de transporte, tecnologia de última geração. Ele trabalha com base no que os usuários precisam e na demanda real, então ele tira a teoria do achismo, que parece que sempre foi utilizada aqui.”
O estudo foi encomendado pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurc). “Isso vai fazer com que a gente possa dimensionar para dar um melhor atendimento a nossa população”, justifica o presidente, Péricles Nascimento. “Acho que Vitória da Conquista, com isso, passa a ter uma condição de preparo melhor até para uma futura empresa que possa substituir essa condição emergencial que a Prefeitura se encontra”, conclui.
Plano de Circulação Viária – Além dos estudos para a elaboração do Plano Municipal de Transporte, a Via 11 Engenharia entregou, no fim do mês de junho, o relatório que aponta os caminhos para a criação do Plano de Circulação Viária. A pesquisa apontou as principais necessidades atuais da mobilidade urbana de Vitória da Conquista, com detalhamentos sobre vias públicas, sinalização e trânsito. Esses resultados também serão utilizados para promover um planejamento urbano eficaz, atendendo às reais necessidades do município.
FONTE: Blog da Resenha