Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sexta, 26 Abril 2024
Parse error in downloaded data


O Natal - Por Padre Osvaldino

  |   22 Dez 2014
  |  

Certo dia, na plenitude dos tempos, quando o prazo de espera expirou, Deus se aproximou de uma Virgem toda pura. Bateu mansamente à sua porta. Pediu para viver e morar na casa dos homens. E Maria disse que sim. Porque havia lugar para ele em sua hospedagem, o Verbo se fez carne no seio da Virgem. E a vida divina começou a nascer no mundo.

E eis que numa noite completou-se o tempo. No silêncio da gruta, porque não havia lugar para ele na estalagem dos homens, entre o arfar do burro e o mugir do boi, Deus nasceu. Aquele que ninguém jamais viu, aquele a quem os homens suplicam: Senhor, mostra-nos o teu rosto, se mostrou assim como é. Permanecendo o Deus que sempre era, assumiu o homem que nem sempre era. É o mistério da noite abençoada do Natal!

O Natal, portanto, nos propicia fazer uma reflexão sobre o grande mistério da encarnação de Deus e da divinização do homem. A Palavra de Deus se fez carne. Por isso a carne se fez Palavra de Deus. Nesta afirmação, está o máximo que podemos dizer de Deus e o máximo que podemos enunciar do homem.

 

O Menino que repousa no presépio, em sua inocência cândida e em sua singela despretensiosa, contém a chave que ilumina o mistério do homem e o mistério de Deus. Nele ambos, Deus e homem se encontram: olho a olho, coração a coração, frente a frente.

Este mistério não nos causa medo; ao contrário, nos alegra profundamente. Por isso: não pode haver tristeza quando nasce a vida.

Então, celebre a chegada do maior amigo! Cante, cante aquele que foi sempre, no sono e na vigília, esperado e ansiado. Ele chegou!

Cabe agora a cada um recriar a festividade da festa, fazer silêncio no seu coração, preparar a alma e reconciliar-se com todas as coisas. Só assim a festa se deixa saborear. Aprofunde os motivos da alegria. Nós os temos de sobra para o júbilo radiante, para a alegria plena e para a festa solene: Deus se fez homem e veio morar em nossa casa.

Meu irmão, minha irmã, a nossa noite se iluminou. O Menino que nasce em Belém nos revela: tudo tem um sentido secreto e tão profundo que Deus mesmo quis assumi-lo. Apesar da estreiteza de nosso mundo, no qual Deus entrou, há uma saída abençoada e um desfecho feliz. Então, vale a pena ser gente. Deus quis ser um dos nossos.

Tentemos neste Natal ser melhores, realmente irmãos uns dos outros. Olhemos para nossas mães e para as mulheres com respeito e vejamos fundo: descubramos nelas o símbolo da Virgem Maria. Olhemos fundo para o nosso próximo e lembremo-nos de que ele é um irmão em Cristo e nosso irmão. Façamos de cada ser humano um próximo e de cada próximo um irmão. Abracemos nossos filhos e filhas como se abraçássemos o Filho que hoje Deus nos deu.

Beijemos nosso pai, nossa mãe com o beijo da paz. Afinal, é Natal e o céu e a terra cantam a noite suave e Santa de Deus: glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade!

Que tudo de bom e santo que você viver, neste Natal, se prolongue no ano novo que vai chegar.

Para você e sua família, um abraço terno e carinhoso neste Natal e Ano Novo. Que seja sempre natal no coração daquele que canta a manifestação do amor humanitário de nosso Deus.

Um Feliz e Santo Natal!

 

1 Comentário

  • Oclides R. da Silveira
    Link do comentário Oclides R. da Silveira Segunda, 29 Dezembro 2014 09:28

    Novenas de Natal no Olho D'água

    Por: Oclides da Silveira

    As Novenas deste Natal nas Fazendas Olho D'água e Baixão, foram bem animadas e criativas, pois, desde sua primeira até a última noite, logo após os encerramentos, a Companhia de Santo Reis local, que é liderada pelo Sr. Juvenal Pardinho, entrava em ação cantando os Reis da Lapinha e do Morador.
    A nossa ação concreta deste ano, foi a coleta de alimento não perecível, que resultou em aproximadamente 200 quilos de alimento e que foram doados para uma família de oito pessoas altamente carentes, que são moradores no Município de Mortugaba/Ba. Uma vez, que não temos em nossas Comunidades nenhuma família com tamanha precariedade assim, graças ao nosso Bom Deus.
    Outro fator positivo e inovador nas Novenas Natalina deste ano, foi o jantar devidamente partilhado entre as famílias da Comunidade, marcando assim, o encerramento na Igreja, que ocorreu na noite do dia 24/12.
    Logo após o jantar fizemos o Culto, depois teve uma encenação teatral sobre o nascimento de Jesus, e para fechar com chave de ouro mais uma vez, entrou em ação a Companhia de Santo Reis que cantou o Reis da Lapinha diante do Presépio instalado na Igreja.
    Com essa introdução dos Reis às Novenas Natalina deste ano de 2014, em nossa Comunidade, cujo Santo Padroeiro é Senhor dos Passos, podemos afirmar que a participação popular nas Novenas, cresceram de forma significativa, tendo em vista que o Reis da Lapinha conta a história exatamente sobre o nascimento de Jesus Cristo, concluiu Darli Carolina de Jesus, que é uma das lideres Comunitária local.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.