Por isso, não é à toa que muitas pessoas estejam preocupadas em ficar em forma. Segundo especialistas, o fato de perder peso não elimina nenhuma célula de gordura. O corpo humano possui, em média, entre 10 bilhões e 30 bilhões de células adiposas e elas continuam para sempre no organismo.
Como a gordura corporal é composta basicamente por calorias estocadas, o jeito mais conhecido para perder peso é queimar mais calorias do que ingerindo elas. O recomendado é fazer isso para que o corpo comece a retirar as calorias que faltam das suas reservas de gordura. Segundo matéria do Gizmodo Brasil, há três processos responsáveis pela queima metabólica.
Entre 60% e 70% das calorias queimadas por dia são processadas apenas pelo organismo, sem necessidade de exercícios. É a chamada taxa metabólica basal. Outros 10% a 15% são queimados pelo simples ato de digerir o que se come, o chamado metabolismo digestivo (ou efeito térmico do alimento). Segundo a Active, estes dois representam entre 70% e 85% das calorias.
Os últimos 15% a 30% vêm da atividade física, seja na forma de malhação (termogênese associada a exercícios, ou EAT) ou apenas por andar pelo apartamento (termogênese de atividades que não são exercício, ou NEAT).