Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sexta, 26 Abril 2024
Parse error in downloaded data
×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 42



CAR: COOPERBAC passa a integrar Rede Gavião

Publicado por     |   14 Abr 2014
  |  

A Cooperativa de Pequenos Agricultores de Café de Barra do Choça (COOPERBAC) passou a integrar, oficialmente, a Rede Gavião, uma rede de organizações da agricultura familiar, apoiada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

O anúncio foi feito, na última quinta-feira (10), em assembleia realizada no município de Condeúba, que contou com a presença do diretor executivo da CAR, José Vivaldo de Mendonça Filho.

A Rede Gavião, que reúne agora cinco Cooperativas, a COODECANA, COOPERMAN, COODELEITE, COOPMEL E COOPERBAC, articula mais 120 associações comunitárias e tem como meta integrar as 220 que estão localizadas no Vale do Rio Gavião no Sudoeste da Bahia.

A organização surgiu a partir do trabalho que a CAR realizou de fortalecimento comunitário e organização da produção a partir do PROGAVIÃO financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), que a partir de 2007 passou a ser o Gente de Valor. O programa teve a nova operação aprovada pelo FIDA em mais U$$ 90 milhões para os próximos cinco anos, expandindo os investimentos para as regiões Centro Norte e Norte do estado, atendendo os Vales do Gavião, do Rio de Contas, as regiões de Ribeira do Pombal, Território Itaparica e Sertão do São Francisco.

Para Vivaldo, esta rede de articulação do desenvolvimento no semiárido é exemplo de organização como central de comercialização e valorização da produção de alimentos pelo povo do sertão da Bahia. “Mais redes deverão ser formadas e fortalecidas como meio de empoderamento e articulação das estratégias de desenvolvimento”.

A CAR faz investimentos em equipamentos, aumentando a capacidade produtiva das unidades de beneficiamento e apoiando a assistência técnica e a formação de capital social. O trabalho é feito em conjunto com a EBDA, CONAB e outros parceiros institucionais.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.