No último dia 06/05, Rafael, juntamente com outros integrantes da “Quadrilha Gafanhoto” foram presos em Caetité numa operação da polícia local que desarticulou a quadrilha, apontada como autora de vários delitos cometidos em Caetité e cidades da região. Em Caculé, por exemplo, Rafael era acusado por roubo, assalto a mão armada, tráfico de drogas e tentativa de homicídio. Era um velho conhecido da polícia que vinha “colecionando” ocorrências policiais.
Na quarta-feira, 21, juntamente com cerca de mais dez detentos Rafael conseguiu fugir da Delegacia de Polícia de Caetité. A prisão de “Rafinha” tornou-se prioridade para a polícia regional, que, através de um trabalho em conjunto entre o Serviço de Investigação (SI) da Policia Militar de Caetité e a Polícia Civil de Livramento, conseguiram localizar o esconderijo do elemento.
Neste domingo, ao perceber a abordagem da polícia, Rafael reagiu, houve troca de tiros e ele foi atingido. Rafael, segundo relato da polícia local, chegou a ser socorrido pelo SAMU 192, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Com ele a polícia encontrou um revólver calibre 38, um “tablete” de maconha e um aparelho celular.